Vitória, ES, Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017

NOSSA HISTÓRIA

O início

O Núcleo Espírita Irmão Maurício é uma instituição espírita, definidos nos seus estatutos – Estudos, Divulgação e Prática do Espiritismo – cujos objetivos visam também congregar, tanto quanto possível, os militares espíritas das Forças Armadas e Auxiliares.

Embora com personalidade jurídica própria, o Núcleo Espírita Irmão Mauricio está ligado à Cruzada dos Militares Espíritas, com sede no Rio de Janeiro. Obedece as orientações doutrinárias da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, que por sua vez, tem através do sistema federativo, ligações com a Federação Espírita Brasileira.

Foi fundado em 05 de junho de 1997, por um grupo de policiais militares desejosos de estudar e difundir a Doutrina dos Espíritos. 

Suas atividades iniciaram-se nas garagens da Diretoria de Promoção Social da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo com uma reunião doutrinária semanal e um grupo de estudos. No ano de 1988 as atividades foram ampliadas com a divulgação dos trabalhos e com a implantação do programa de evangelização de crianças, jovens e adultos.

Como a freqüência aumentou a ponto de conturbar as atividades do Quartel, mesmo fora do expediente, houve necessidade de buscar um endereço adequado à atividade, surgindo então, a oportunidade de alugar o espaço físico onde se encontra instalado e funcionando a partir de maio de 1999.

Suas instalações contam com um salão com capacidade de 90 pessoas sentadas, um almoxarifado, uma sala para atendimento fraterno, uma pequena biblioteca e uma pequena livraria, 5 salas de aulas instaladas com equipamentos necessários, uma cozinha semi-industrial com equipamentos básicos em funcionamento, dois banheiros, um deposito de materiais, um consultório médico e uma sala de informática.

Sua administração é feita por um presidente, um vice-presidente, 2 tesoureiros, 2 secretários, um diretor de patrimônio, 6 departamentos setoriais: Doutrina e Comunicação Social, Orientação Mediúnica; Assistência e Promoção Social; Assistência Espiritual; Evangelização da Infância e Juventude; Estudos, Formação e Capacitação.

Possui contador, inscrição no cadastro geral de Pessoas Jurídicas e todos os cargos da diretoria estão preenchidos, com reuniões de diretoria regulares.

Embora, funcionando como Centro Espírita regularmente, com todas as atividades, tem sua atenção focada na evangelização de crianças, jovens e adultos e na assistência social de pessoas à beira do risco social.

Em 2004 aderiu ao sistema federativo, estando, desde então, adesa ao sistema de organização do Espiritismo.

Faz-se presente em todos os eventos do movimento espírita, sendo este fato reconhecido pelos dirigentes espíritas capixabas.

 

Núcleo Espírita Irmão Maurício - NEIM

Avenida Maruípe, 1735, São Cristovão, Vitória, ES, CEP 29.047-231

Contato: José Carlos Fiorido :: jfiorido@hotmail.com :: (27) 99971-9981

Desenvolvido por Fábio C. Souza :: fabio.custodio.souza@gmail.com :: Vila Velha - ES :: (27) 99690-4242